ASSOCIAÇÃO DE MARINHEIROS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE

“COMO NASCEU”

 

Decorria o ano de 2001, numa das muitas viagens de comboio de regresso a casa entre Lisboa e Tomar, dois marinheiros de Ferreira do Zêzere, que ainda se encontravam ao serviço da Armada Portuguesa, pensaram que talvez fosse uma boa ideia juntar os marujos do concelho de Ferreira do Zêzere num almoço/convívio, pois tinham conhecimento da existência de um número significativo de Filhos da Escola (Militares ou ex - Militares da Armada). Decidiram, então, partilhar esta ideia com mais três Filhos da Escola e começaram a preparar o primeiro encontro de marujos locais.

Os cinco encetaram contactos pelas diversas freguesias do concelho e, em setembro de 2001 conseguiram juntar cerca de setenta marujos no 1º Almoço/convívio. Este encontro repetiu-se anualmente, sempre em setembro até 2005. Nesse ano, no decorrer do convívio anual, os cinco filhos da escola propuseram a formação de uma Associação de Marinheiros no Concelho de Ferreira do Zêzere. A proposta foi bem recebida e foi constituída uma comissão instaladora com os cinco elementos fundadores que elaboraram os estatutos e reuniram toda a documentação necessária para a escritura.

No ano seguinte, durante o convívio anual, os estatutos foram lidos e aprovados e, assim, no dia 13 de outubro de 2006, foi assinada a escritura e fundada a Associação de Marinheiros do Concelho de Ferreira do Zêzere.

Os cinco Filhos da Escola, sócios fundadores, continuam a organizar o convívio anual, agora no início de outubro, com o principal objetivo de proporcionar a todos os marujos do concelho de Ferreira do Zêzere momentos de confraternização onde são sempre recordados os tempos passados na “Briosa” (Armada).

Como associação novas portas se abriram e, em 2010, a Associação de Marinheiros criou uma secção para a prática de judo. Em 2013 foi criado um polo da secção de judo no Centro Escolar de Areias. Desde 2012, esta associação possui também uma secção de dança/ballet.

Somos uma Associação ao serviço da comunidade ferreirense!